sexta-feira, 1 de abril de 2011



PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ESPORTE E LAZER COMO DIREITOS SOCIAIS: O PORQUÊ DA EXCLUSÃO DO CBCE DO CONSELHO NACIONAL DO ESPORTE
Foi com apreensão e surpresa que nós, associados do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE, tomamos conhecimento do Projeto de Lei de Conversão 1/2011, que altera as Leis 9.615, de 24 de março de 1998 e 10.891, de 9 de julho de 2004, e, entre outras coisas, altera a composição do Conselho Nacional de Esporte/CNE excluindo a participação de CBCE nesse conselho. A circulação da mensagem e as manifestações de protesto à exclusão foram vistas pela Direção Nacional como um fôlego a mais para o amadurecimento do debate acerca do papel do CBCE junto ao CNE. É preciso reconhecer a importância desta entidade científica no amadurecimento das discussões das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, e, mais do que isso, como uma instituição que preconiza o esporte e lazer como direitos sociais, o que reforça a legitimidade alcançada pelo CBCE nos seus mais de 30 anos de existência. Assim, a Direção Nacional está buscando maiores informações sobre a proposta da emenda, visto que não houve comunicação oficial, bem como entender as motivações dessa exclusão e da nova composição sugerida, ao tempo em que exigirá do Ministério do Esporte esclarecimentos sobre a proposição. Por fim, registramos que a Direção Nacional está atenta ao episódio, bem como às mensagens veiculadas e que está definindo um conjunto de estratégias a fim de mobilizar a comunidade de Educação Física brasileira, bem como todos aqueles que acreditam – como nós – em um projeto político democrático, plural e que confere ao esporte e lazer o estatuto de direitos sociais.
Diretoria Nacional
Fonte: http://www.cbce.org.br/br/acontece/materia.asp?id=820

Um comentário:

  1. é preciso esclarecer rapidamente quais são as intenções por trás desta exclusão...se for preciso juntaremos forças e venceremos mais esta luta!

    ResponderExcluir